domingo, 22 de setembro de 2013

Críticas


Criticar é arte necessária que proporciona renovação e energia geradora de ação. Quem a recebe, sempre se encontrará diante da possibilidade de mudar, de aprender e de lidar consigo mesmo. Quem a emite, reafirma seu próprio modo de ser, promovendo a fixação de conteúdos inconscientes. Dar e receber críticas sempre levará à reafirmação de conteúdos pertinentes a quem se interpõe no processo. A arte do dar pressupõe autoconhecimento; a de receber, humildade. Geralmente é considerada atitude negativa, porém, independentemente da intenção destrutiva de seu emissor, quando bem compreendida, gerará reflexão e promoverá mudanças. Tais consequências poderão reforçar o comportamento de seu alvo, imprimindo mais determinação ou, por outro lado, alteração de estratégias ou de objetivos. Qualquer paralisia diante da crítica implicará em perda de poderosa energia para a ação. Temer a crítica, ou querê-la apenas construtiva, é melindre desnecessário. Emiti-la destrutiva, sem o pedido por quem ela é dirigida, requer autoconsciência, autoconfiança e grande dose de amorosidade.

4 comentários:

  1. Ufa !!! bateu em cheio no que penso... na minha familia a critica tem ajudado muitos, no primeiro instante o susto, no segundo momento a correção.tem funcionado assim. beijo grande. fui rapidinho na fundação pegar seu livro, deixei com CARLOS para uma mensagem sua. DEUS TE PROTEJA HOJE E SEMPRE.

    ResponderExcluir
  2. PERFEITO!

    Um abraço fraterno,
    Amarelo.

    ResponderExcluir
  3. CRÍTICAS...

    "Voce está sendo convidado/a a mudar aquilo que é a causa do seu sofrimento; e esse convite é feito pelo proprio sofrimento.
    Porque enquanto voce insistir em manter o projeto do eu inferior,o seu sofrimento aumentará tremendamente."
    Sri Prem Baba

    ResponderExcluir
  4. A critica surge da comparação.
    A comparação é um processo egocêntrico.
    A critica beneficia mais quem a faz do que quem a recebe, que normalmente fica indiferente, classificando-a construtiva ou destrutiva conforme seu agrado.
    Quem critica despende energia o que leva a aumentar o seu auto-conhecimento.
    Assim, ele se apercebe da ignorância subjacente à critica, da sua futilidade e termina com ela.

    ResponderExcluir