sexta-feira, 1 de julho de 2011

Tempo zero

Instantaneamente poderemos acessar os conteúdos da internet disponíveis nos hosts espalhados pelo mundo. A novidade é que eles estão declarando o tempo zero para consultas. Você pode obter respostas em tempo real, sem que perca tempo pensando. Eis o perigo: não haverá mais tempo para pensar. Perde-se tempo, ganha-se criatividade. As possíveis soluções serão apresentadas sem que você tenha tempo de buscar alternativas não pensadas pelo sistema. No tempo zero anula-se o discernimento do ego. A equipe que projetou o programa apresenta as soluções que desenvolve. Eles são criativos, mas os usuários podem emburrecer, pois não têm tempo para pensar algo diferente das propostas apresentadas. A hipótese dos usuários alimentarem continuamente novas soluções pode reduzir o risco da estagnação intelectual.

2 comentários:

  1. O programa utiliza o tempo que se escreve a palavra para pesquisar, por ex. pesquisar a palavra "carro", quando escreve "c" o computador faz uma pesquisa por c, despois escreve "ca" e ele a atualiza (diminui),até que escreve carro, e a pesquisa já está feita.

    Quanto à estagnação intelectual, esta só acontece quando se deixa de acumular informação, deixar de ler, de se atualizar, de analizar os problemas do mundo e ter opinião.

    Quanto à falta ou ausência de inteligência, esta já outra questão, porque está relacionado com a capacidade de encontrar novas soluções, novos paradigmas e na nossa memória não há novo.

    Encontramos o novo em contato ou em sintonia com o Novo, aquilo que se renova a cada instante, aí é necessário grande sensibilidade, só a acumulação de informação não chega.
    MP.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Educar para o terceiro milênio, é um desafio considerável. Apelemos para o bom senso.
    Aposto no futuro das gerações bem orientadas. Trabalhando-se conjuntamente as duas polaridades cerebrais e sobretudo a ternura e a afetividade nos nossos relacionamentos.

    ResponderExcluir