terça-feira, 28 de junho de 2011

Autodeterminação do Espírito

Autotransformação é caminhar para a autodeterminação. O processo cristão de evangelização não é um fim em si mesmo. Evangelizar-se é buscar a propriedade de si mesmo, sem medos e sem atalhos desviantes, visando a autodeterminação do Espírito. É não se sentir excluído do comando do próprio destino. Autodeterminação é o ego em consonância com a consciência divina. É ter sob sua responsabilidade as escolhas da vida, sem culpas, pressões ou angústias, sabendo que, qualquer das opções será oportuna e que contém sempre novas possibilidades de crescimento. Reforma íntima é a proposta para a consciência situar o ego na autodeterminação, pois esta liberta o Espírito de amarras opressivas. Uma pessoa autodeterminada perdoa ante a agressão; age com justiça porque sabe alcançar seu direito; compreende o bem e o mal como inerentes a todo ato humano; quando, porventura, realiza o mal, sem dolo, não lhe pesa a consciência. Jesus, o maior exemplo de autodeterminação, mostrou, pelo amor, o caminho do “Reino dos Céus” de cada um.

3 comentários:

  1. Para mim é fácil concordar que a Reforma Íntima é um processo de sintonização com a Consciência Divina, Deus, a Verdade ou o nome que lhe seja atribuido.

    Já é mais dificel visualizar a ação do ego neste processo. Já o dr Jung previra dificuldades da mente em analizar processos em que ela própria entrasse.

    Assim, se subtrairmos (em teoria) à consciência toda aquela informação e conhecimentos que impedem ou dificultam a análise correta da realidade, quer sejam apegos positivos ou negativos, condicionamentos, e estamos a falar de cultura, amizades, ódios, gostos, religião, politica, nacionalismos, filosofias, etc, etc...
    Assistir-se-á a um esvaziamento.

    E como ficará a ação do ego após este processo? Como parte da consciência não se extinguirá também?

    ResponderExcluir
  2. O q mais amo na doutrina espírita é q podemos recomeçar tantas vezes quantas forem necessárias. Isso fez com q a culpa q carregava dentro de mim acabasse e passei a compreender a bondade de Deus. O estudo e as tentativas de acerto fazem com q passemos a "tomar as rédeas" de nossas opções e utilizar o livre-arbítrio com mais sabedoria. Muita paz!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Adenaeur... Estamos no caminho.

    ResponderExcluir