sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sexualidade

A sexualidade está no perispírito. Na essência do ser espiritual, isto é, no Espirito em si, não há qualquer definição, diferenciação ou desejo que se possa distinguir como de natureza dual. A diferenciação se encontra no períspirito, como tudo que diz respeito a possibilidade de ação na dimensão da matéria. A mente, ali localizada e constituída, possui as matrizes que se caracterizam como os arquétipos da ânima e de ânimus, responsáveis pelas contrapartes sexuais do corpo físico, a serviço do Espírito. A atividade sexual do corpo obedece desejos e formatações que se irradiam a partir das matrizes perispirituais. Trata-se de mera busca pelo conhecimento de si mesmo, projetada na atividade sexual corporal com outra pessoa. Deslocar o interesse do Espírito excessivamente para a atividade sexual, em detrimento de outras tendências tão importantes quanto, é desperdício de energia psíquica a ser utilizada em outros prezares. O desejo sexual nasce na intimidade do Espirito, como possibilidade de conexão consigo mesmo, sofrendo diferenciação nas camadas sutis do perispírito/mente, materializando-se ou não no corpo físico. Usar essa energia, sem culpa, de forma saudável, consciente de que se trata de desejo de conexão afetiva com o outro, a serviço do autoconhecimento é atividade salutar.

4 comentários:

  1. A sexualidade tem natureza dual, há uma prévia separação para porporcionar mais tarde uma união, com o fim de construir um novo corpo e possibilitar uma nova vida de experiências e aprendizado. É um processo tipico ao nosso nivel de evolução.

    Sendo o ato sexual uma decorrência natural no ser humano, importa questionar porque na atual sociedade se converteu o sexo em um problema.

    Porque se procura no sexo o prazer fácil? o poder de dominio sobre o(a) parceiro(a)? A imortalidade atravez dos filhos? A afirmação pessoal? etc.

    Sendo como alívio físico ou psiquico ou outro, muitos estão dispostos a pagar para viver um pouco dessa ilusão, outros pela motivação de uma vida aparentemente mais fácil, recebem.

    Não pretendo fazer uma critica ou censura, apenas referir um problema da sociedade mas que antes pertence ao espirito.

    ResponderExcluir
  2. Diante de tanta confusão e contradição me pergunto se o Sr. Adenauer realmente entendeu o que escreveu. Pelo que estudei, através das obras Espíritas de Allan Kardec, o perispírito é o intermediário entre o Espírito e o corpo físico, e como o nome já define ele transmite ao corpo o pensamento e a vontade do Espírito. Sendo assim, a sexualidade está sim no Espírito, pois é Ele quem pensa, age e sente. Acredito que o Sr. Adenauer está precisando estudar mais as obras de Kardec para construir com lucidez o seu pensamento acerca de assuntos tão complexos como este.

    ResponderExcluir
  3. Ivana: que tal você ler o questão 200 de O Livro dos Espíritos, onde consta explicitamente que o Espírito não tem sexo? Adenáuer é um estudioso do Espiritismo e tem muitos livros publicados. Creio que ele não se incomode com suas críticas, mas, para um bom conhecedor do Espiritismo, você é quem precisa ler mais um pouco.

    ResponderExcluir