sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Onde está Deus

O ser humano mediano, sozinho ou em conjunto com outros, não é capaz de construir e operar a sociedade, bem como as condições materiais atuais. Sua inteligência e sua mente não possuem habilidades e faculdades de produzir o que hoje está à sua disposição. Há algo mais, adiante dele mesmo, que constrói e que fez com que a sociedade alcançasse o alto grau desenvolvimento atual. Mesmo que, fruto da ciência, do conjunto de grandes inteligências, num só propósito, o que hoje existe para servi-lo, não é sua obra. Além do que, há uma realidade subjacente à percebida pelo ser humano, que também não é sua obra. Seus implementos físicos, limitados e limitadores, não poderiam construir e conceber o que existe. Tudo, absolutamente tudo que há, é para sua felicidade. Pouco, muito pouco, do que o ser humano conquistou como progresso, é sua responsabilidade direta. Ele ainda é empurrado para sua própria evolução, sem que tenha total livre arbítrio para as escolhas que deveria fazer. Aí está Deus.

5 comentários:

  1. Onde está Deus? Parece que nas dimensões mais elevadas vive-se um eterno presente, não há espaço nem tempo.
    Assim Deus está presente em todo o universo, está aqui mesmo, como ali e acolá...em todo a parte.
    Então compete a nós percebê-Lo e entrar em sintonia com a Sua obra, mas como? Se surgiram milhares de religiões e o homem desde vários milhares de anos atrás não tem evolução moral significativa(há quem defenda que está na mesma).
    As experiências de vidas passadas e da actual que nos facultam o conhecimento e a evolução, tem associadas grandes traumas provocados pela dor e sofrimento e tendo como consequência o medo e a insegurança.
    Apesar do esquecimento do passado provocado pelas reencarnações, o medo e insegurança afeta a nossa vida diária, provocando em nós um condicionamento que nos impede ou dificulta a perceção de Deus.
    O espiritismo tem um papel importante na sociedade a esse fim.
    Vá a um centro espírita descobrir...

    ResponderExcluir
  2. Realmente Adenáuer, Deus está em eterno trabalho para nossa felicidade, também estou convicto que ainda somos incapazes de usar plenamente nosso livre arbítrio para esta tarefa. Até mesmo de verdadeiramente compreendermos o que é a felicidade, pois ainda muito imaduros somos.

    Muita paz.

    ResponderExcluir
  3. A nossa imaturidade quanto ao nosso crescimento individual como espíritos reencarnados dificulta-nos a visão e o entendimento que, realmente Deus tem todo esse trabalho connosco. O mais engraçado é que por vezes muitos de nós, temos a pretensão que estamos acima Dele e outras, nem lhe damos o real valor… Realmente tudo que está escrito no seu texto, tem lógica.
    Há um tempo atrás, não pensava quanto à nossa pequenez e incapacidade de decisão quanto ao livre arbítrio, mas sim, que Deus nos dá as escolhas, os caminhos da vida e que decidíamos, escolhendo, usando nosso livre arbítrio sem o dedinho Dele (realmente:)!). Hoje em dia penso, que realmente Ele nos empurra para o caminho certo. Pelo menos é o que sinto que acontece comigo.
    Muito obrigada pela leitura gratificante.

    Muita paz e luz.
    Zuraide Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Deus é, realmente, a causa primeira de todas as coisas, assim compreendemos do ponto de vista enquanto relativa temporalidade, ou seja, coisas como uma sucessão de eventos no tempo. Considerando esse paradigma, será que a nossa razão pode ser considerada uma forma de pensar em evolução habilitado-se cada vez mais para ser capaz de compreender e apreender a verdade? A razão subsiste a ausência do tempo?....Então podemos compreender que, na ausência de tempo, Deus é a essência existencial constante do ser, assim, qualquer noção condicionada ao tempo não pode alcançá-lo, embora subjacente a todos os níveis de singularidade do universo. Sendo assim, a forma como dispomos do universo ao nosso redor, configurando as nossas experiências como dinâmica de nossas ações futuramente, no tempo, considerando o livre arbítrio, a participação de Deus, diretamente, como ser perfeito, entendo não ter nada haver com isso. Temos nós haver com Deus que os criou, essencialmente, como naturezas vivas universais, eternas. Então, ai está Deus.
    Istefenson Pinheiro

    ResponderExcluir
  5. Perfeito. Cresci ouvindo tantas definições diferentes. Quando pequeno imaginava um idoso forte e poderoso no céu. Mas durante a minha vida senti Deus diversas vezes. Senti sua presença. senti sua proteção. Senti seu amor por um filho, aparentemente insignificante como eu. Esses momentos me deram uma crença inabalável em Deus por mais que eu não soubesse defini-lo ou imaginá-lo. Esse sentimento me ensinou que não sou insignificante e me colocou, a cada dia, em um caminho melhor. Por Kardec, entendi que Deus não tem uma forma como imaginamos. Pelas minhas experiências entendi que ele é o senho do universo.

    ResponderExcluir