segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mente e Espírito

É comum no meio espírita relacionar-se perispírito exclusivamente com energia. Herda-se ou se dá continuidade a uma época em que espiritual é o mesmo que energia, ou se tem a percepção de que o espiritual deve ser entendido como energético, não-material ou semi-material. Estudos foram feitos, revelações espirituais foram trazidas e experiências foram concretizadas, tudo na direção daquela percepção enviesada. A visão que se tem do perispírito é exclusivamente energética e que se trata de um organismo que interfere no corpo físico, transmitindo-lhe características morfológicas. Porém, esse viés precisa ser visto como estático e empobrecedor das funções perispirituais. É claro que o perispírito é energético e contribui para a formação e manutenção do corpo físico. Porém, devemos caminhar na direção do estudo de outras funções do que se interpõem entre o Espírito e o corpo físico. Funções mentais, psicológicas e relativas à memória devem ser consideradas, pois o inconsciente armazena o resultante das experiências humanas no formato de imagens. É no perispírito que se localiza a mente, o aparelho psíquico e tudo aquilo que diz respeito à memória do Espírito. O psiquismo localiza-se no perispírito, razão pela qual, as doenças não se situam no Espírito, permanecendo neste os paradigmas das leis de Deus.

2 comentários:

  1. Perispirito, literalmente é o que envolve o espirito.

    André Luiz considera os seguintes corpos:
    Corpo Fisico ou Soma; Duplo Etérico ou biossoma;Psicossoma;Corpo Mental; Espírito.

    Há quem também considere o Espirito subdividido em Inconsciente atual Inconsciente passado ou Arcaico e Inconsciente puro ou Espírito.

    Todos estes corpos nos permitem actuar nas diversas dimensões permitidas, que vão da 3ª à 8ª.
    È conhecimento que eu gostava de ver aprofundada...

    ResponderExcluir
  2. Hoje escutei algumas palavras suas que me fizeram rever valores que até então não tinha conseguido alcançar.
    Consegui me sentir melhor e ver com outros olhos o futebol brasileiro.
    Obrigada irmão ,por ter me aberto mais uma porta que até então estava fechada pela ignorancia de conhecimento da minha parte.
    Valeu , abraços fraternos.....

    ResponderExcluir