quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Elzio Ferreira de Souza

Posso afirmar com muita convicção que ele foi um dos principais responsáveis pela minha busca pelo saber espírita. Sua cultura geral e seu conhecimento de Espiritismo eram inigualáveis. Tinha o hábito de me fazer questionar sobre os mais variados temas, indicando livros onde pesquisar. Dirigiu a Livraria Vinha de Luz, da Federação Espírita do Estado da Bahia, por muitos anos, tornado-a ponto de encontro de estudiosos das mais diversas religiões, pois ali encontravam livros de todos os credos. Sua mente aberta e lúcida, contribuiu em muito para fazer a "cabeça" de muitos jovens espíritas de minha época. Foi dele que peguei o gosto pelo estudo comparado de C. G. Jung e o Espiritismo. Posso afirmar, sem dúvida alguma, que ele foi meu Mestre, sabendo que eu não estava a altura de ter sido seu aluno. Era uma pessoa de muita bondade, de forte religiosidade e de espiritualidade superior, características daqueles que alcançaram a sabedoria. Fundou um Centro, junto com amigos, conhecido com o nome de Casinha. Era um núcleo espiritual de amor e estudos espíritas. Minhas reverências ao Dr. Elzio Ferreira de Souza.

3 comentários:

  1. Wilson Midlej:
    Caro Adenauer,
    que bom que você reverencia ´pessoas tão especiais como Peixinho, Divaldo e agora Dr. Elzo. Também levo marcas profundas do relacionamento com ele.Tive o privilegio de editar um dos seus livros, "Pérolas no Fio". Tenho saudade dos nossos bate-papos, você inclusive, na Livraria Vinha de Luz, aos sábados na FEEB,quando em meio a pilhas de livros nós conversávamos sobre a cultura espírita, celebrando a vida! Valeu.
    Wilson Midlej

    ResponderExcluir
  2. Acesse revistabahiaemfoco.com.br
    Tem um artigo seu e meu sobre o Peixe.
    abs
    Wilson Midlej

    ResponderExcluir
  3. Estimado Adenauer: amigo espírita da Bahia que frequentou a Casinha disse-nos que Dr Elzio nos estudos: "muitas vezes ele fez comentários favoráveis e com argumentos sobre a suposta continuidade das existências de Kardec-Chico, o mesmo espírito." O que nos pode dizer sobre o tema? Qual a sua opinião sobre assunto que Dr Elzio acha relevante? Grato pela sua atenção

    ResponderExcluir